Sistema Gravataí: consórcio forrageiro para integração lavoura-pecuária

Assistir novamente
Recomendar
Denunciar Vídeo
Incorporar
Formatos: MP4 (1280 X 720 px) MP4 (854 X 480 px) MP4 (426 X 240 px)
Duração: 00:27:44
Classificação: Dia de Campo na TV Embrapa Agrossilvipastoril 2018
Tags: Embrapa Dia de Campo na TV DCTV Embrapa Agrossilvipastoril ILPF sistemas matéria orgânica solo Ciência e tecnologia
Acessos: 9

A parceria entre Embrapa, Universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) – campus Rondonópolis, Rede ILPF e Gravataí Agro acaba de lançar o Sistema Gravataí. Trata-se de um consórcio de forrageiras com feijão-caupi destinado aos sistemas de integração lavoura-pecuária, com foco no boi safrinha, em solos de textura média a argilosa.

O Sistema Gravataí surgiu da necessidade de se encontrar um consórcio forrageiro que aportasse nitrogênio no sistema, produzisse forragem em quantidade suficiente para os bovinos, que tivesse um rápido arranque inicial e que rebrotasse rapidamente, formando palhada para a semeadura direta subsequente. Além disso, deveria ter boa disponibilidade de sementes, a um custo acessível e que fosse adaptado a solos de textura média a argilosa.
Após os testes iniciais em uma propriedade na região Médio-Norte de Mato Grosso, o sistema passou a ser pesquisado mais profundamente na Fazenda Gravataí, em Itiquira, no sul do estado. A propriedade é uma das Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) de ILPF acompanhadas pela Embrapa.
Com três anos de testes, o consórcio demonstrou grande potencial, possibilitando a melhora nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, e consequentemente aumento de produtividade na lavoura. Na média, as áreas com uso do consórcio produziram 20 sacas a mais de soja do que as áreas testemunha.
Na pecuária os resultados também foram percebidos, com maior ganho de peso dos animais, chegando a produzir de três a quatro arrobas a mais por hectare a cada ano.

Equipe DCTV

Obrigado pelo seu interesse em nosso vídeo. Para sanar dúvidas, pedimos que entre em contato diretamente com nosso SAC: http://j.mp/SacEmbrapa

Digite os caracteres acima

comentários encontrados

Busca avançada 

  Mais de 2 anos, 10 meses, 14 horas e 47 minutos de conteúdo
  em 26114 vídeos cadastrados

É necessário definir a descrição de pelo menos um intervalo